domingo, 16 de novembro de 2008

Sobre Saint Vincent and Granadines


Esse lindo passaro sempre esta nos rodeando. Foi dificil fotografa-lo, mas ai esta......
A ilha de São Vicente é montanhosa, elevando-se a 1.234 metros na cratera do Vulcão Soufrière, que em 1902 e 1979 causou enormes danos à ilha. A população é integrada em sua grande maioria por descendentes de negros africanos, trazidos como escravos no período colonial e dos demais trabalhadores que chegaram ao arquipélago no século dezenove para trabalhar na cultura da cana-de-açúcar.
Comunidade Britânica ex-Federação das Índias Ocidentais (Reino Unido da Gra Bretanha)
Animal -simbolo– papagaio-de-são-vicente, St. Vincent Parrot (Amazona guildingii)
Nome oficial: Saint Vincent and the Grenadines.
Capital: Kingstown.
Nacionalidade: Sao-vincentina
Sistema Politico: Monarquia Parlamentarista
Religião: Cristinaismo 86% (protestantes 76%, católicos 10%), sem filiação e outras 14% (1985).
Línguas: Inglês (Oficial), Vicentiano, francês , bhojpuri, Português. Apesar de a língua oficial é o Inglês, muitos dos habitantes falam um dialeto crioulo chamado Vincentiano. Inglês é usado na educação, governo, religião, e outras áreas formais, enquanto crioulo é usada em situações informais, tais como no lar e entre amigos.
O clima é muito adequado para a agricultura, que ainda é parte importante da economia da ilha, notadamente a cultura da banana, da araruta e de copra. O turismo hoje já tem relevância na economia do país.
Localização: leste da América Central.
Características: arquipélago de origem vulcânica (ilha São Vicente, principal) e 600 ilhotas (Granadinas), cercadas por recifes coralinos.
Divisão administrativa: 13 regiões.
Moeda :dolar caribenho oriental.
Situado nas Pequenas Antilhas, o país é constituído pela ilha São Vicente e por centenas de ilhotas que formam o arquipélago das Granadinas do Norte. Localizadas ao sul de Santa Lúcia, oeste de Barbados e ao norte de Granada. São Vicente é montanhosa, com quase todas as cidades no litoral.
Cerca de 80% dos habitantes do país, na imensa maioria negros e mulatos, vivem na zona rural. O clima tropical favorece as culturas de banana, cana-de-açúcar e coco - principais produtos de exportação. A pesca também é importante.
Um dos países mais pobres da Comunidade Britânica, São Vicente e Granadinas investe no turismo, aproveitando as belas praias e as áreas de mergulho.

Avistadas por Cristóvão Colombo em 22 de janeiro de 1498 (St Vincent’s Day), as ilhas são cedidas à Inglaterra na Tratado de Versailles, em 1783, e passa a ser Colônia Britânica.
Os índios arauaques resistem aos ingleses até sua derrota final, em 1796. Os sobreviventes são deportados para a costa de Honduras. A ilha é repovoada por escravos negros - mão-de-obra para as plantações de cana-de-açúcar e frutas tropicais.
São Vicente e Granadinas faz parte da colônia britânica das Ilhas de Barlavento desde 1871 e da Federacao das Indias Ocidentais entre 1958 e 1962, adquirindo independência total em 1979.
Afro-americanos 82%, eurafricanos 14%, ameríndios 2%, europeus meridionais 2% (1996), compõem a população de nacionalidade são-vicentina. O idioma oficial é o inglês.

Em São Vicente e Granadinas, o sistema político é organizado da seguinte maneira:
Chefe de Estado: O Chefe de Estado de Santa Lúcia é a Rainha Elizabeth II (desde fevereiro de 1952), representada pelo governador-geral Sir Fredrick Nathaniel Ballantyne (desde setembro de 2002). O Chefe de Governo é o Primeiro Ministro Ralph E. Gonsalves (desde março de 2001). governador-geral: indicado pela Rainha Elizabeth II
Gabinete indicado pelo governador-geral, sob auxílio do Primeiro Ministro.

Nenhum comentário: